Tema da Redação do ENEM 2018:  A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet

Tema da Redação do ENEM 2018: A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet

Tema da Redação do ENEM 2018: A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet
5 (100%) 10 votes

A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet foi o tema da Redação do ENEM 2018, e professores comentam

O tema da redação do ENEM 2018 surpreendeu a maioria dos alunos que esperavam, novamente, por temas de relevância social.

Fugindo dessa temática, a redação do ENEM 2018 cobrou um tema que vem sendo alvo de muita discussão no meio da Internet.

O tema proposto pela banca foi a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Alguns textos de suporte ao longo da prova davam pistas do que estava por vir.

Segundo o site Estado de Minas, os textos apresentavam dados sobre o percentual de pessoas por faixa etária e social que usam a internet e os códigos do que gostam ou não. Outro falava sobre um site de música que, periodicamente recebia informação do que seus usuários ouviam mais.

O que o aluno precisava ter ideia para “destravar” o raciocínio da redação do ENEM 2018 era que o mundo da Internet é recheado de algoritmos. Eles permitem saber o que os usuários mais pesquisam, por que sites navegam mais, quais produtos compram…

Ou seja, os algoritmos buscam saber as preferências e inclinações dos usuários, para que as empresas por trás da Internet possam influenciar nas suas escolhas, opiniões e, enfim, no comportamento.

Redação do ENEM 2018 exige foco para não fugir do tema

enem 2018 manipulação usuario controle dados 2

Se o candidato quisesse falar sobre Fake News, algo que foi bastante comentado durante as últimas semanas, seria um argumento útil, desde que não se perdesse do tema principal, fugindo da argumentação sobre o controle de dados.

Nesse contexto, o site G1 ouviu alguns professores, que disseram ter sido necessário muito foco no tema da redação do ENEM 2018 para que o candidato não saísse do foco.

Alguns professores comentaram que o assunto está sendo muito discutido no momento, mas devido sua amplitude, o candidato deveria ter se baseado nos textos de base para desenvolver a estratégia de intervenção.

Outro falou que o tema é, de certa forma, tão amplo, que poderia ser debatido pela ótica da política, consumo ou comportamento. A escolha do candidato por qual caminho se basear a discussão poderia ser escolhida através dos textos de base.

Segundo a ótica de uma professora, ela comentou que o tema não foi surpreendente, pois uma das grandes expectativas para o tema da redação do ENEM 2018 era Fake News.

Uma professora argumentou que a redação podia tomar vários rumos devido a amplitude de possibilidades de argumentação que o aluno poderia fazer, mas achou o tema difícil, pois ainda vivemos numa desigualdade social muito grande em que parte da população não tem acesso à internet.

Tags adicionais: tema da redação, manipulação do comportamento do usuário, manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet, tema redação enem 2018 com texto de apoio, enem 2018, redação, correção da redação do enem 2018, manipulação de usuários na internet redação, tema da redação do enem 2018, enem.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Fechar Menu