O que fazer para controlar o ciúmes e a insegurança – 6 dicas importantes

O que fazer para controlar o ciúmes e a insegurança – 6 dicas importantes

O que fazer para controlar o ciúmes e a insegurança – 6 dicas importantes
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Saiba o que fazer para controlar o ciúmes e a insegurança antes que seja tarde demais

Ciúme é uma doença terrível. Disso não tenhamos dúvidas!

A pessoa ciumenta é constantemente dominada por um sentimento ou suspeita de infidelidade de alguém em um relacionamento. É como se ela fosse dona da outra pessoa.

A pessoa ciumenta também pode agir ferozmente, como se fosse um protetor ou vigilante da quilo que acha que é seus direitos ou posses.

Como lidar com pessoas inseguras no relacionamento? Isso é muito complicado.

Segundo uma matéria do G1, ser ciumento só piora as chances de ser traído, pois um estudo feito em São Paulo mostra que o ciúme leva à temida traição. Em contrapartida, quem confia no parceiro acaba tendo mais sucesso na relação.

O ciúme é a insegurança precisam ser controlados, pois ambas são emoções potencialmente destrutivas

O ciúme é uma emoção incrivelmente poderosa que pode fazer de você, dependendo do nível, um criminoso. O problema é que o ciumento raramente reconhece que esse defeito. Se você reconheceu e está aqui para ler isto, que bom! Você parece estar no caminho certo.

Você tem que ser extremamente cuidadoso para não deixar essa emoção dominá-lo quando se trata de tomada de decisão.

Isto é porque o ciúme é uma das emoções mais poderosas que podem nos fazer perder o controle quando você é continuamente alimentado com o mesmo pensamento de perder algo.

O ciúme pode fazer com que você tome decisões na vida das quais você se arrependerá por toda a vida. Eles te cegam com pensamentos que são auto-infligidos e fazem você olhar para o mundo através de lentes distorcidas.

Tem muito a ver com a auto-estima que você gostaria de defender. Sob a influência de tal, muitas pessoas realmente seguem o caminho errado, a fim de conseguir o que querem, ou se vingar em alguns casos.

Se você não controlar o ciúmes e a insegurança, pode acabar com sua saúde prejudicada

O ciúme saudável gera boa competição. Mas às vezes as coisas acabam um pouco e você afunda na natureza competitiva de tudo.

Uma pessoa ciumenta e insegura tem medo de perder para as pessoas. Assim, eles tenderiam a desconfiar de muitas coisas e infligir uma parcela justa de tensão e estresse a si mesmos para garantir que superassem os outros.

Isso acabaria por afetar a saúde e, assim, dar origem a muitos problemas de saúde, como ataques cardíacos, dores de cabeça, enxaqueca e muitos mais.

Além disso, os pensamentos negativos que geralmente são auto-infligidos o desenvolveriam em uma pessoa sensível que é propensa à depressão e ansiedade, tornando você mentalmente doente também.

Assim, o ciúme pode desgastá-lo tanto mental quanto fisicamente e é por isso que você deve tentar para mantê-lo sob controle.

Pessoas potencialmente ciumentas do ponto de vista doentio, podem sofrer de síndrome de Otelo. Segundo a BBC, as pessoas que sofrem com isso têm delírios de que seus parceiros ou parceiras são infiéis.

A falta de controle do ciúme e da insegurança pode destruir seus relacionamentos

Seja relacionamentos de amizade, familiares ou relacionamento amoroso, a falta de controle do ciúme e da insegurança destrói tudo isso.

Conseguir um parceiro perfeito em um relacionamento é um grande desafio. Se você tiver sorte de ter conseguido um, as coisas podem se tornar um pouco complicadas com um toque de ciúme em algum lugar do relacionamento.

Ciúme irá incutir o medo de perder o seu parceiro e, em seguida, ele vai começar a afetar a confiança que você construiu ao longo do processo e dá-lhe uma vibração negativa para tudo. É a sepultura do afeto.

O ciúme também pode destruir a amizade, quando você fica com ciúmes das coisas que seus amigos estão se destacando melhor para você.

Isto é especialmente quando alguém próximo a nós consegue o que queremos, mas não nós mesmos. Você pode se sentir mal com isso, mas nunca deixe isso acabar com você, pois isso poderia arruinar a amizade.

Então, o que fazer para controlar o ciúmes e a insegurança?

  • Como deixar de ser insegura(o) em um relacionamento?
  • Como acabar com a insegurança no relacionamento?
  • Como controlar a insegurança no relacionamento?
  • Como trabalhar a insegurança no relacionamento?

Ao invés de responder cada questão dessas isoladamente, daremos abaixo algumas ferramentas que você poderá usar para usar em qualquer destas situações.

Sou muito ciumento(a) o que fazer para me controlar?

1 Avalie-se. Se você está em um relacionamento seguro e sólido, e ainda está com inveja, olhe para si mesmo e explore suas próprias experiências. Será que tem algo no seu passado que está te deixando assim?

Não precisa ser uma experiência propriamente sua, mas pode ter acontecido com seu pai ou sua mãe, enfim, com qualquer pessoa próxima a você, fazendo com que isso esteja gerando algum bloqueio.

Além disso, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo:

  • Você tem um sentimento generalizado de vazio ou falta de auto-estima?
  • Como foi seu relacionamento com seus primeiros nomorados(as)?
  • A atmosfera em sua casa era calorosa e amorosa às vezes, mas também crítica?
  • Você foi criado em uma atmosfera repressiva?
  • Seus primeiros namorados(as) não eram confiáveis?

2 Converse com um amigo sobre seus sentimentos de ciúmes. Pessoas mais experientes sobre o assunto podem te nortear sobre algumas atitudes que você pode tomar.

Não procure amigos que possuem o mesmo perfil ciumento que o seu, pois isso pode te tirar ainda mais de um bom rumo.

3 Reconheça seu ciúme. Quando nomeamos o ciúme, ele perde seu poder, porque não estamos mais deixando que isso nos envergonhe.

Reconhecer que você é ciumento abre as portas para o aprendizado.

4 Deixe ir. Diga a si mesmo que você não precisa dessa emoção em sua vida e está renunciando a isso.

Depois, respire fundo e imagine que ele flui através de você como o vento. Repita quantas vezes for preciso para deixá-lo ir.

5 Lembre-se de suas características positivas. Tenha sempre em mente quais coisas que você faz que te faz ser a pessoa que você é hoje.

Se você acha difícil pensar nisso agora, então pegue uma caneta e um papel. Aos poucos vá anotando coisas sobre você mesmo e, ao longo do tempo, você vai ver sua lista crescer na medida em que for se percebendo.

6 Está difícil? Procure ajuda especializada. Se você percebe que seu problema está além de tudo o que foi descrito aqui nesse artigo, então é melhor você procurar algum profissional da psicologia para te ajudar nesse processo.

Existe um mito ou um preconceito de muitas pessoas em achar que psicólogo é feito só para pessoas que passam por problemas psicológicos relacionados à loucura. Isso é errado!

Na realidade todos nós precisamos de terapia. Somos imperfeitos como seres humanos, e isso nos deixa sempre com um parafuso para ajustar na nossa personalidade. Não tenha vergonha, procure ajuda!

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